Projeto multimídia inédito é lançado no Recife
O lançamento do projeto Produção Cultural no Brasil no Recife, reuniu na última sexta-feira (5 de novembro), no auditório da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE/MinC), realizadores, produtores, técnicos e gestores culturais.
Durante o evento, foi realizado um debate em que se destacou a função do produtor cultural. Do MinC, participaram o secretário de Políticas Culturais Interino, Afonso Luz, a chefe da RRNE/MinC, Tarciana Portella, os realizadores do projeto, Fabio Ferron e Georgia Nicolau, e três pernambucanos entrevistados no projeto: Gilberto Freyre Neto, Melina Hickson e Manoelzinho Salustiano.
O Produção Cultural no Brasil é um projeto multimídia em três frentes – 100 entrevistas em vídeo; 5 livros com entrevistas mais longas; e uma plataforma online de conversação. As informações são obtidas por meio de uma pesquisa sobre o setor, através de 100 dias de entrevistas, com 100 diferentes profissionais atuantes das diversas áreas do nicho. O conteúdo dessas conversas vem sendo publicado desde setembro no site www.producaocultural.org.br, e a cada dia útil, uma nova entrevista vai para a rede.
A ideia do projeto surgiu a partir de questionamentos sobre como está sendo vista, discutida, desenvolvida e praticada a produção cultural brasileira. Entre outros pontos analisados nesta ação, estão qual o contexto social e político da cultura – em suas variadas vertentes – em nosso País, quais conclusões podem ser extraídas dos processos passados e presentes, e se essas conclusões realmente existem.
(Fonte: Ascom RRNE/MinC)
Nenhum comentário:
Postar um comentário