TEMÁRIO 2012


2012 – “Cultura, Ciranda, Capitania: Nossa História Nasceu Aqui.”

Revelar a nossa história é o principal objetivo desta temática, desvendando os segredos e os mistérios inerentes a todo o processo histórico vivenciado na Ilha de Itamaracá, tanto internamente, quanto relacionados com fatos nacionais e internacionais, sob o viés de três dimensões: Cultura, Ciranda e Capitania. Este ultimo, na perspectiva de que é importante a nível pedagógico e de desenvolvimento turístico-cultural que a história libertária do povo itamaracaense seja propagada aos quatro cantos a fim de que isto eleve a autoestima do próprio povo e se reproduza em dividendos por intermédio do crescimento do turismo histórico. Sob o viés da Ciranda, é importante destacar não só o seu papel estratégico como um dos principais elementos para o desenvolvimento econômico local, mas também o papel de promover a inclusão social igualitária, sem discriminações ou preconceitos. E sob o viés da Cultura é necessário destacar sua relevância na construção da cidadania e do sentimento de pertencimento da população com sua história, suas manifestações e sua terra.


----------------------------------------------------------------------------
Temário 2011


2011 - “Da Ilha à África, trajeto construído por muitas mãos.”

Retrata a trajetória histórica e cultural dos Povos pertencentes aos grupos de matriz identitária que juntos contribuíram para a construção da Nação brasileira, contextualizando a importância e o respeito à diversidade étnica como elemento fundamental para o desenvolvimento da cidadania cultural dos povos indígenas, afro-brasileiros e quilombolas.

Por advento deste temário, serão trabalhados aspectos históricos culturais dos povos que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses três grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil, conforme estabelece a Lei 11.645/2008.


« Arquivos para Consulta