PLANO DE GESTÃO CULTURA PARA TODOS (2009-2012)
EIXO I - GESTÃO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DA CULTURA
- Elaboração do Plano Municipal de Cultura - PMC;
- Criação e implantação do Sistema Municipal de Cultura - SMC;
- Criação do Sistema Municipal de Preservação do Patrimônio;
- Reestruturação do Fundo Municipal de Cultura - FMC;
- Reestruturação da FUNCARTI;
- Elaboração de Planos Setoriais de Cultura;
- Implantação do Cadastro Cultural - CCI;
- Realização da Conferência Municipal de Cultura, a cada 2 anos;
- Fortalecimento dos canais de co-gestão: Conselho e Fóruns Temáticos;
- Fortalecimento das ações de desenvolvimento institucional;
- interação do SMC com os Sistemas Estadual e Nacional de Cultura;
- conexão com os Fóruns Nacional de Secretários de Cultura das Regiões Metropolitanas e de Gestores Públicos de Cultura da região Metropolitana do Recife;
- Reestruturação da Biblioteca Municipal Antonino de Macedo;
- Criação do Centro Municipal de Criatividade Musical;
- Criação do Centro Municipal do Audiovisual;
- Criação do calendário Cultural da Ilha;
- Contribuir com a institucionalização dos segmentos culturais;
- Implantação do Calendário Cultural da Ilha;
- Estabelecer rotas culturais;
- Fortalecer os Arranjos produtivos locais por intermédio do Carnaval, São João e de Festivais;
- Criação e estruturação da Feira Municipal de Artesanato;
- Abertura de Editais de seleção Pública de Projetos Culturais da Cultura Popular, em especial para as bandeiras do ciclo junino, agremiações carnavalescas e quadrilhas juninas;
- Fortalecer a integração entre as políticas de Turismo e Cultura;
- Implementar ações que tenham como objetivo a descentralização das políticas e dos recursos destinados à área cultural;
- Prever e destinar recursos do tesouro e do FMC à dinamização da produção independente, materializando os planos de ação integrantes da Política Pública de Cultura em todas as linguagens, estéticas, linhas de ação, via instrumentos de seleção que garantam o acesso democratizado ao fomento;
- Estruturar estratégia para captar recursos públicos federais, de organismos internacionais e da iniciativa privada;
- Incentivar a sociedade e o setor produtivo privado ao investimento cultural por meio de sensibilizações, campanhas e premiações de reconhecimento público;
- Implementação e fortalecimento do Portal Cultura em Foco;
- Viabilizar intercâmbios culturais com os Municípios e estados;
- Criação de evento com repercução intermunicipal;
- Elaboração do Plano de Mídia e de Marketing Cultural;
- Criação de conteúdos sobre a Cultura da Ilha de Itamaracá;
- Estímulo à Produção de Livros, vídeos e músicas sobre a Cultura da Ilha de Itamaracá;
- Fortalecimento do Programa Escola Aberta como instrumento de difusão dos saberes comunitários;
- Reconhecimento Nacional e Internacional do Município como a Capital Nacional da Ciranda;
- Ampliar a participação da cultura nos meios de divulgação e comunicação local e regional;
- Fortalecer os trabalhos de Lia de Itamaracá, como mola propulsora para a difusão do município no âmbito nacional e internacional;
- Fortalecimento da Ciranda como marco estratégico para difusão da identidade local, através da definição do Dia da Ciranda no Calendário Cultural.
- Articular a grande mídia às produções de cultura local que têm como base a diversidade cultural;
- Potencializar a divulgação dos ciclos permanentes de cultura e espetáculos culturais em todas as suas formas de expressão, articulando permanentemente com os meios de comunicação de massa para ampliação da divulgação de conteúdos culturais;
- Promover a criação de material promocional de marketing interno, destacando aspectos culturais;
- Viabilizar a implantação de um núcleo de informações culturais, tão logo sejam desativados os presídios;
- Buscar parcerias com os Governos Estadual e Federal para o restauro dos patrimônios históricos e culturais da Ilha de Itamaracá;
- Criar estratégia de ocupação dos equipamentos históricos e culturais, em especial o Forte Orange, pelos artistas locais, com o objetivo de dar fruição e difusão aos bens e expressões culturais;
- Buscar subsídios para sinalizar, identificar e qualificar os pontos históricos e culturais da Ilha de Itamaracá;
- Formação de Produtores Culturais para elaboração, captação, execução, e prestação de contas de projetos culturais;
- Formação de Público e Plateia;
- Formação de artistas nas áreas específicas de atuação;
- Formação de professores e agentes comunitários e de bibliotecas para serem mediadores de leitura;
- Pesquisa, difusão, fomento à manutenção, restauro e salvaguarda de patrimônios materiais e imateriais;
- realização de levantamentos, classificação, registro, tombamentos, inventários, planos de salvaguarda, desenvolvimento de planos específicos para o patrimônio material e imaterial visando a potencialização do pertencimento social e a conservação da memória histórica do povo;
- Formações nas áreas de Educação Patrimonial;
- Promoção de Seminários, Palestras, Mesas Redondas, Oficinas e Work shoppings na área de cultura;
- Formação de professores em temáticas relacionadas à Cultura, tais como: Diversidade Cultural e Cultura Afro-Brasileira, indígena e Quilombola;
- Fortalecer a parceria entre as políticas públicas de cultura e Educação;
- Fortalecimento do Programa Escola Aberta como política incubadora de talentos locais;
Nenhum comentário:
Postar um comentário