POLÍTICA CULTURAL

PLANO DE GESTÃO CULTURA PARA TODOS (2009-2012)

EIXO I - GESTÃO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DA CULTURA
  • Elaboração do Plano Municipal de Cultura - PMC; 
  • Criação e implantação do Sistema Municipal de Cultura - SMC; 
  • Criação do Sistema Municipal de Preservação do Patrimônio; 
  • Reestruturação do Fundo Municipal de Cultura - FMC; 
  • Reestruturação da FUNCARTI; 
  • Elaboração de Planos Setoriais de Cultura; 
  • Implantação do Cadastro Cultural - CCI; 
  • Realização da Conferência Municipal de Cultura, a cada 2 anos; 
  • Fortalecimento dos canais de co-gestão: Conselho e Fóruns Temáticos; 
  • Fortalecimento das ações de desenvolvimento institucional; 
  • interação do SMC com os Sistemas Estadual e Nacional de Cultura; 
  • conexão com os Fóruns Nacional de Secretários de Cultura das Regiões Metropolitanas e de Gestores Públicos de Cultura da região Metropolitana do Recife; 
  • Reestruturação da Biblioteca Municipal Antonino de Macedo; 
  • Criação do Centro Municipal de Criatividade Musical; 
  • Criação do Centro Municipal do Audiovisual; 
  • Criação do calendário Cultural da Ilha; 
  • Contribuir com a institucionalização dos segmentos culturais;
EIXO II - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ECONOMIA CRIATIVA DA CULTURA
  • Implantação do Calendário Cultural da Ilha; 
  • Estabelecer rotas culturais; 
  • Fortalecer os Arranjos produtivos locais por intermédio do Carnaval, São João e de Festivais; 
  • Criação e estruturação da Feira Municipal de Artesanato; 
  • Abertura de Editais de seleção Pública de Projetos Culturais da Cultura Popular, em especial para as bandeiras do ciclo junino, agremiações carnavalescas e quadrilhas juninas; 
  • Fortalecer a integração entre as políticas de Turismo e Cultura; 
  • Implementar ações que tenham como objetivo a descentralização das políticas e dos recursos destinados à área cultural; 
  • Prever e destinar recursos do tesouro e do FMC à dinamização da produção independente, materializando os planos de ação integrantes da Política Pública de Cultura em todas as linguagens, estéticas, linhas de ação, via instrumentos de seleção que garantam o acesso democratizado ao fomento; 
  • Estruturar estratégia para captar recursos públicos federais, de organismos internacionais e da iniciativa privada; 
  • Incentivar a sociedade e o setor produtivo privado ao investimento cultural por meio de sensibilizações, campanhas e premiações de reconhecimento público; 
EIXO III - DIFUSÃO CULTURAL
  • Implementação e fortalecimento do Portal Cultura em Foco; 
  • Viabilizar intercâmbios culturais com os Municípios e estados; 
  • Criação de evento com repercução intermunicipal; 
  • Elaboração do Plano de Mídia e de Marketing Cultural; 
  • Criação de conteúdos sobre a Cultura da Ilha de Itamaracá; 
  • Estímulo à Produção de Livros, vídeos e músicas sobre a Cultura da Ilha de Itamaracá; 
  • Fortalecimento do Programa Escola Aberta como instrumento de difusão dos saberes comunitários; 
  • Reconhecimento Nacional e Internacional do Município como a Capital Nacional da Ciranda; 
  • Ampliar a participação da cultura nos meios de divulgação e comunicação local e regional; 
  • Fortalecer os trabalhos de Lia de Itamaracá, como mola propulsora para a difusão do município no âmbito nacional e internacional; 
  • Fortalecimento da Ciranda como marco estratégico para difusão da identidade local, através da definição do Dia da Ciranda no Calendário Cultural. 
  • Articular a grande mídia às produções de cultura local que têm como base a diversidade cultural; 
  • Potencializar a divulgação dos ciclos permanentes de cultura e espetáculos culturais em todas as suas formas de expressão, articulando permanentemente com os meios de comunicação de massa para ampliação da divulgação de conteúdos culturais; 
  • Promover a criação de material promocional de marketing interno, destacando aspectos culturais; 
  • Viabilizar a implantação de um núcleo de informações culturais, tão logo sejam desativados os presídios;
EIXO IV - DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES PERMANENTES E ESTRUTURADORAS DE PRESERVAÇÃO E FORMAÇÃO CULTURAL EM SUAS DIMENSÕES
  • Buscar parcerias com os Governos Estadual e Federal para o restauro dos patrimônios históricos e culturais da Ilha de Itamaracá; 
  • Criar estratégia de ocupação dos equipamentos históricos e culturais, em especial o Forte Orange, pelos artistas locais, com o objetivo de dar fruição e difusão aos bens e expressões culturais; 
  • Buscar subsídios para sinalizar, identificar e qualificar os pontos históricos e culturais da Ilha de Itamaracá; 
  • Formação de Produtores Culturais para elaboração, captação, execução, e prestação de contas de projetos culturais; 
  • Formação de Público e Plateia; 
  • Formação de artistas nas áreas específicas de atuação; 
  • Formação de professores e agentes comunitários e de bibliotecas para serem mediadores de leitura; 
  • Pesquisa, difusão, fomento à manutenção, restauro e salvaguarda de patrimônios materiais e imateriais; 
  • realização de levantamentos, classificação, registro, tombamentos, inventários, planos de salvaguarda, desenvolvimento de planos específicos para o patrimônio material e imaterial visando a potencialização do pertencimento social e a conservação da memória histórica do povo; 
  • Formações nas áreas de Educação Patrimonial; 
  • Promoção de Seminários, Palestras, Mesas Redondas, Oficinas e Work shoppings na área de cultura; 
  • Formação de professores em temáticas relacionadas à Cultura, tais como: Diversidade Cultural e Cultura Afro-Brasileira, indígena e Quilombola; 
  • Fortalecer a parceria entre as políticas públicas de cultura e Educação; 
  • Fortalecimento do Programa Escola Aberta como política incubadora de talentos locais;

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