Artista Plástico Luiz Jasmim, está na mostra ‘Tão Universal e tão Baiana’ que comemora os 70 anos da Associação Cultural Brasil, Estados Unidos (Acbeu), em Salvador - Bahia, e fica em cartaz de 23 à 06 de agosto.
Luiz Arthur Torres Jasmin, o Luiz Jasmin, filho de Felippe Jasmin e D. Wanda Torres, nasceu em 11 de outubro de 1940, na cidade de Salvador-BA, mas em dois de fevereiro de 1980 chega à ILHA DE ITAMARACÁ, em Pernambuco, na Vila Velha de Nossa Senhora da Conceição, a fim de recolher-se e pintar exposição para Londrina, recebendo então convites para diversas exposições, incluindo São Paulo e Recife pela Ranulpho Galeria de Arte.
A exposição apresenta ao público, pinturas e desenhos mais recentes, além de projetos gráficos para capas de discos de grandes artistas da MPB. Os colecionadores poderão adquirir parte da série ‘Ameríndios’, coleção particular do artista.
Por possuir grande relação com o município da Ilha de Itamaracá, resaltadas as suas contribuições a cultura local, o Secretário Executivo de Cultura, realizou a inscrição do artista para concorrer a condecoração da Medalha da Ordem do Mérito Cultura 2011, organizada pelo Ministério da Cultura. "Luiz Jasmim é sem dúvida, um dos artístas que muito contribuiram com a cultura deste País. Sua arte já o conduziu a muitos lugares do mundo, mas é na Ilha de Itamaracá que ele resolveu ficar", comentou Edvaldo Júnior, Secretáro Executivo de Cultura.
Criada em 1995, pelo Ministério da Cultura, a Ordem do Mérito Cultural é o reconhecimento do Governo Federal a personalidades, grupos artísticos, iniciativas e instituições que se destacaram por suas contribuições à Cultura brasileira.
As condecorações são entregues, anualmente, por ocasião do Dia Nacional da Cultura (5 de novembro). Neste ano, a cerimônia de condecoração será realizada no dia 9 de novembro, no Theatro Santa Izabel na cidade de Recife (PE). Desde sua criação até hoje, já foram entregues mais de 430 condecorações a personalidades nacionais e estrangeiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário