sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Fundarpe abre inscrições para o Observa e Toca Malakoff 2010


Bandas interessadas em participar do projeto devem baixar o formulário no site da Fundação e entregá-lo preenchido na Coordenadoria de Música, das 10h às 16h

O segundo semestre de 2010 será marcado pela realização de mais uma edição do Observa e Toca Malakoff – projeto pioneiro realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) com o objetivo de dinamizar a Torre Malakoff com shows, debates e palestras abertos ao público durante os fins de semana.

Desde o ano passado, a Torre Malakoff vem marcando território como um espaço voltado para a discussão e troca de ideias sobre a cultura pernambucana, mais especificamente no campo da música. Foi em 2009, por exemplo, que no espaço, instalou-se a Coordenadoria de Música, aproximando a gestão pública da população.

INSCRIÇÕES – As bandas interessadas em participar do Observa e Toca Malakoff 2010 já podem fazer sua inscrição na Coordenadoria de Música, no horário das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira. Basta efetuar o download do formulário no link ao lado [clique aqui] ou pelo Portal Pernambuco Nação Cultural (http://www.nacaocultural.pe.gov.br/) e enviá-lo devidamente preenchido à Torre Malakoff no horário acima indicado.

FORMATO – O Observa e Toca Malakoff deverá manter o mesmo formato do ano passado, mesclando apresentações musicais com debates, mesas redondas, cursos e oficinas voltados ao público interessado em música e em política cultural. A “cara final” do projeto será ainda fechada no próximo mês, mas sabe-se, por exemplo, que continuarão a acontecer os showscases com bandas consagradas e outras apresentações das bandas inscritas, que deverão passar por uma seleção.

HISTÓRICO – O ano passado foi muito frutífero para a área de música em Pernambuco. A consolidação do Observa e Toca Malakoff acabou por oxigenar a cena pernambucana, revelando seu potencial criativo. Ao todo, um público formado por cerca de 9 mil pessoas conferiu 94 shows de artistas renomados e novas bandas, de todos os estilos: jazz, forró, experimental, entre outros.

O Observa e Toca Malakoff se tornou um canal de divulgação da música pernambucana, tanto para artistas renomados quanto para os que estão buscando seu espaço na cena. Aconteceram 30 show-cases de artistas como China, DJ Dolores, Isaar e Lula Queiroga. A Coordenadoria de Música da Fundarpe recebeu 256 inscrições de bandas da nova safra da cena pernambucana para compor a programação musical.

No entanto, nem só apresentações musicais fizeram parte do Observa e Toca Malakoff 2009. Ao todo, foram 30 debates que contaram com a presença de 60 especialistas para discutir assuntos contemporâneos da nossa cultura em temas que iam desde gestão de casas e centros culturais, passando pela fusão do rap com repente e a presença das mulheres da cena musical pernambucana.

O projeto também ofereceu oficinas gratuitas de formação voltadas para produtores culturais, músicos, compositores, técnicos da área da música. Sessenta e três pessoas participaram de uma das três oficinas oferecidas ao longo do Observa e Toca Malakoff. O curso Técnico de Roadie, o primeiro a ser oferecido, ainda em março, foi ministrado por Wally e Cleidson. Em maio foi a vez do workshop sobre Direito Autoral, lecionado pelo músico e advogado Adriano Araújo. A última oficina, ministrada por Jameson Lima (Coquetel Molotov) e Jarbas Jácome (Som Barato) foi sobre Veiculação e Produção Musical Via Web.

SERVIÇO

Inscrições do Observa e Toca Malakoff 2010
Local: Coordenadoria de Música da Fundarpe - 1º andar da Torre Malakoff, Rua do Bom Jesus, s/ número, Bairro do Recife
Dias: de segunda a sexta-feira
Horário: das 10h às 16h

Nenhum comentário: