sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Prêmios, bolsas e programas encerram inscrições

Sábia Cecília Meireles, que no texto Depois do carnaval, chama os foliões à realidade: “ Terminado o Carnaval, eis que nos encontramos com os seus melancólicos despojos. (…) Acabou-se o artifício, desmanchou-se a mágica, volta-se à realidade”. Para aqueles que, a exemplo dos personagens da poeta, esperaram o carnaval passar para iniciar o ano, ainda dá tempo de inscrever em editais, prêmios e programas de patrocínio que encerram seu prazos entre os dias 1 e 15 de março.  Entre os destaques, estão os editais do MinC e os programas da Eletrobras, da Petrobras e da Casa da Moeda. Não perca tempo!

  • Término: 01 de março
Programa Petrobras Cultural 2010

Categorias: difusão de longa-metragem.
Informações: site Petrobras

  • Término: 04 de março
5º Edital de Seleção do Programa de Especialização em Patrimônio (PEP)

Categorias: Patrimônio
Informações: Iphan
  • Término: 05 de março
  Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras
 
Categorias: Teatro
Dança
Artes visuais
Informações: www.premioafro.org
  • Término: 10 de março
Edital Mais Museus 2010
 
Categorias: Patrimônio
Informações: www.cultura.gov.br

Prêmio ABC de Cinematografia
Categorias: Cinema
Informações: www.abecine.org.br
  • Término: 11 de março
 Edital Atitude Cidadã 2010
Categorias: Cultura
Informações: www.casadamoeda.gov.br
  • Término: 15 de março
 Edital Espaços Mais Cultura 2010
 
Categoria: Produção cultural
Informações: www.cultura.gov.br

Edital Programa Eletrobras de Cultura
 
Categorias: Teatro
Audiovisual
Patrimônio cultural
Informações: www.eletrobras.com

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O Carnaval da Ilha de Itamaracá 2010 vai embora, mas deixa saudades...

O Carnaval Multicultural da Ilha de Itamaracá, em 2010 deu um show. Foram mais de 50 blocos durante os quatro dias da festa, além de cortejos de agremiações da cultura popular, tais como: Caboclinho Canidé de Camaragibe, os maracatus Estrela Brilhante de Igarassu e o Nação Pernambuco de Olinda, bois, escola de samba e blocos carnavalescos da Região Metropolitana do Recife. Os Shows de Palco contaram com apresentação de Alceu Valença, Nonô Germano, Lia de Itamaracá, André Rio, Reginaldo Rossi, Spok, Maestro Forró, Getúlio Cavalcanti e Cordel do Fogo Encantado entre outros artistas consagrados da Cultura Pernambucana.
O Maior Show foi realizado pelo público, estimado à 300 mil pessoas, que frequentaram a Ilha de Itamaracá nos quatro dias de carnaval e contribuiram para a marca de VIOLÊNCIA ZERO. Foi o carnaval mais tranquilo do Estado de Pernambuco.
A Secretaria de Educação e Cultura avaliou o sucesso da festa, o que se deve ao trabalho conjuto de todas as Secretarias da Gestão Municipal em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, FUNDARPE e EMPETUR, e já começa a planejar o carnaval 2011.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

"A poesia da imobilidade" por YTALLO BARRETO


 PERSONALIDADES DA ILHA
Sempre ligado às artes, Ytallo Barreto começou a sua história de amor com a fotografia depois de uma oficina ministrada pelos professores MATEUS SÁ e GUGA SOARES, no Centro Cultural Estrela de Lia, que para esta ação contou com o financiamento dos Programas Cultura Viva e Pontos de Cultura. Um ano depois, participou de outra oficina, dessa vez no Centro Marista de Itamaracá, com o Professor KURU. A partir daí não parou mais de fotografar. Mesmo sem equipamento profissional, faz um trabalho focado, e em mostrar para os moradores e turistas, através do seu olhar, as belezas dessa Ilha maravilhosa. O objetivo de suas obras é o de mostrar a beleza das coisas que por muita gente passam despercebidas.

As fotos abaixo fazem parte da conjunto de obra artística de Ytallo Barreto










  • 1 > por do sol na boca do rio (jaguaribe/sossego)
  • 2 > jangada no nascer do sol (praia do pilar)
  
  










  • 3 > igreja católica (pilar)
  • 4 > meninas na praia (praia de jaguaribe)



















  • 5 > silhuetas coqueiros (vila velha)
  • 6 > onda batendo no cais (praia do pilar)














  • 7 >borboleta (rua - baixa verde)
  • 8 >bica (vila velha)

SERVIÇO:


Blog de Ytallo Barreto: http://ytallobarreto.blogspot.com

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Ilha de Itamaracá é destaque em edital nacional de Cines

O Nordeste foi a região mais contemplada no edital Cine Mais Cultura para municípios com até 20 mil habitantes, com 50 cidades selecionadas. Em todo o Brasil, 150 prefeituras foram escolhidas, sendo 46 no Sudeste, 42 no Sul, sete no Norte e cinco no Centro-Oeste. O resultado do edital será publicado na edição de hoje (11/02) do Diário Oficial da União (DOU).

 As administrações municipais receberão kits contendo tela para projeção, projetor multimídia, aparelho de DVD player, mesa de som de quatro canais, duas caixas de som, dois amplificadores, microfone sem fio, dentre outros equipamentos. Também poderão escolher até 104 DVDs de obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil (filmes de ficção, documentário e animação em curta, média e longa metragens). O investimento é de R$ 2,25 milhões.  A coordenadora executiva do Mais Cultura, Silvana Meireles, destaca a importância de editais voltados para essas pequenas cidades: “apenas 8% dos municípios brasileiros possuem salas comerciais de cinema e boa parte da população não tem condições de pagar pelo ingresso”, disse. Entre os dez municípios com maior pontuação final no edital, os sete primeiros colocados são do Nordeste. Palhano (CE) e a Ilha de Itamaracá (PE) receberam as maiores notas do País: 9,83.

A Bahia, com 14 cidades selecionadas, foi o estado nordestino com maior número de contempladas, seguida por Paraíba (11), Rio Grande do Norte (7), Ceará (6), Piauí (6), Alagoas (2), Sergipe (2), Pernambuco (1) e Maranhão (1).

Publicação: 11 de Fevereiro de 2010 às 00:00 pelo Tribuna do Norte

Carnaval Pernambuco 2010



A Terra da Ciranda se rende ao frevo

A Ilha de Itamaracá, localizada da Região Metropolitana do Recife, tem o frevo como protagonista, mas não esquece jamais o ritmo que consagrou sua moradora mais ilustre: Lia de Itamaracá. A ciranda, que em Pernambuco é dançada o ano inteiro, possui ainda mais simbolismo na ilha já que a roda é sempre puxada por ela, que em 2005 recebeu o título de Patrimônio Vivo do Estado, concedido pelo Governo de Pernambuco.
No Carnaval, mais de 50 blocos espalham o frevo pelas ruas da cidade nos quatro dias de festa. A agremiação mais popular do município é o bloco As Catraias, que arrasta 50 mil pessoas na Terça-feira Gorda. Com mais de 30 anos de história, ele é formado por ilhéus e visitantes, todos homens, que desfilam com irreverência, fantasiados de mulher e acompanhados por diversas orquestras. A concentração acontece na Praia de Jaguaribe, a partir das 9h. Outra troça popular é a Bafo do Bode, que sai na Segunda de Carnaval há mais de duas décadas, também da Praia de Jaguaribe, às 10h.

PROGRAMAÇÃO DO PÓLO PRINCIPAL DO CARNAVAL 2010 DA ILHA DE ITAMARACÁ

12/02 | Sexta-feira
ABERTURA DO CARNAVAL:  as 19h

SHOWS, a partir das 20h
Reginaldo Rossi
Edilza
Getúlio Cavalcanti
Orquestra Universal

13/02 | Sábado
CORTEJOS, com saída do Palácio Pedra Que Canta, às 18h

Clube Carnavalesco Misto Seu Malaquias
Caboclinho Oxossi Pena Branca
Maracatu Leão Formoso de Tracunhaém
Troça Carnavalesca Mista Abanadores do Arruda

SHOWS, a partir das 20h
Lia de Itamaracá
Quinteto Violado
Antônio Nóbrega
Orquestra Popular da Bomba do Hemetério

14/02 | Domingo
CORTEJOS, com saída do Barracão Quatro Cantos, às 18h

Maracatu Cambinda Africano
G.R.E.  Bambas do Ritmo
Caboclinho Sete Flexas de Recife
Maracatu Nação Pernambuco
Boi Malabá

SHOWS, a partir das 14h
 Tarde de Sol com Alceu Valença

SHOWS, a partir das 20h
Steel Band
Beto Hortis
Orquestra Garcia
Charles Theony Convida Robertinho do Recife

15/02 | Segunda-feira
CORTEJOS, com saída do Palácio Pedra Que Canta, às 18h

Afoxé Povo de Ogunté
Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu
Maracatu de Baque Solto Leão do Norte da Várzea
Caboclinho Canindé de Camaragibe
Agremiação Carnavalesca Tribo de Índios Ubirajara

SHOWS, a partir das 20h
Batucada
Orquestra Contemporânea de Olinda
Spok Frevo Orquestra
André Rio
Orquestra Raízes Pernambucanas

16/02 | Terça-feira
SHOWS, a partir das 20h

Samba do Véio Mangaba
Nonô Germano
Orquestra 100% Mulher
Cordel do Fogo Encantado

SERVIÇO:
Acesso: BR - 101 Norte e PE - 35
Distância da capital: 50 Km
Clima: média anual de 26 ºC
População: 18 mil habitantes
Área: 65 km²
Contatos: 
- Secretaria de Turismo - (81) 3544-1070
- Secretaria de Educação e Cultura - (81) 3544 1145
Site oficial: www.prefeituradailhadeitamaraca.pe.gov.br

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Luiz Jasmin, 30 anos de história na Ilha de Itamaracá - PE

Luiz Arthur Torres Jasmin, o Luiz Jasmin, filho de Felippe Jasmin e D. Wanda Torres, nasceu em 11 de outubro de 1940, na cidade de Salvador-BA. Sua infância foi em Salvador, ao lado da família, que mantinha laços de grande amizade. Após separação dos seus pais, em 1948, mudou-se para o Rio de Janeiro com o pai e a irmã, a bordo do navio Ana C, deixando para traz, a Bahia, a Mãe e toda uma infância marcada de belas e tristes lembranças.
Ao Chegar ao Rio de Janeiro, Luiz Jasmin, foi morar com os tios João e Noêmia, em Vila Izabel, onde viveu sua adolescência. Após Vila Izabel, o Artista passou para COPACABANA e se hospedou no Hotel Miramar, na Avenida Atlântica, que na época ainda estava em construção. Luiz Jasmin estudou Colégio ANGLO-AMERICANO – RIO e lá fez inúmeras amizades que perduram até hoje, mesmo com a distância geográfica. 
Em caráter extracurricular, frequentou aulas de desenho e pintura com a professora portuguesa Emília Leite. Por se destacar, como desenhista e retratista, recebeu a incumbência de retratar uma personalidade, em 1952, por ocasião da visita ao Brasil, do Primeiro Ministro de Portugal - ANTONIO OLIVEIRA SALAZAR. 
 
Frequentou o atelier do professor Rodolfo Chamberland, para aulas de desenho com modelos vivos e após o término de seus estudos básicos, ingressou no INSTITUTO DE BELAS ARTES DO RIO DE JANEIRO. 
 
Enquanto cursava, no Instituto de Belas Artes, montou seu primeiro atelier com outros artistas, em Copacabana, no Edifício 200, e lá trabalhou incessantemente com o objetivo de realizar sua primeira exposição individual. 

 Sua “estréia” foi na Biblioteca Pública de Salvador-BA, aos vinte anos, com grande repercussão junto aos artistas, autoridades e a sociedade em geral, recebendo como prêmio da Universidade Federal da Bahia, uma bolsa para concluir seus estudos na Escola de Belas Artes de Paris. Estudou também com o Prof. André Masson, na Academia de “La Grande Chaumière” e nesse ínterim retrata as mais importantes mulheres da Sociedade e da Nobreza parisiense, expondo seus “portraits” NA GALERIE DE MARIGNAN. 
 
Voltando ao Rio de Janeiro realizou diversas ilustrações, para as Revistas “Senhor” e “Planeta”, O Globo e para o Jornal do Brasil, em eventos fechados, onde não era permitido o ingresso de fotógrafos e da imprensa. 
 
Em 1966, segue para Nova York a fim de estudar Gravura no Pratt Institute, fundado por Jackson Pollock. Nesse período foi contemporâneo de Andy Warhol. Manteve contatos com Salvador Dali, o mestre do surrealismo, com o qual realizou uma exposição conjunta em Southhampton a convite da Burgos Galleries, e também, retratou as grandes figuras da sociedade de New York, como Christine Ford II, Eunice Gardiner, Merle Oberon entre outras, compondo com desenhos, sua exposição individual, apresentada por Earl Blackwell. É apontado pelo jornal CELEBRITY BULLETIN, (Wednesday october 26th 1966), como CELEBRITY OF TODAY. 

De volta ao Brasil, desenha as primeiras capas de discos de: Maria Bethânia – (Censurada), Maysa, Gal Costa, Clara Nunes, Marília Medalha e outras. Atuou no teatro como produtor e ator na peça de autoria de Antônio Bivar, “Cordélia Brasil”, com Norma Bengell, também, Censurada pela Ditadura Militar. 
 
Na década de 70 retratou jogadores da seleção brasileira, tais como Jairzinho e Rivelino, cujos originais fazem parte do acervo do Museu de Belas Artes do RJ. 
 
Em 1973 muda-se para a Bahia, morando alguns anos na praia de Piatã e depois no Rio Vermelho. Enquanto esteve em Salvador elaborou o Painel para a Secretaria Estadual da Justiça no centro Administrativo da Bahia, e para alguns edifícios residenciais. 
 
Sua carreira tomou um grande vulto, torna-se um dos mais renomados desenhistas e retratistas do Brasil, realizando inúmeras exposições individuais e coletivas; é reconhecido pela mídia nacional e internacional. Atuou em outros setores como o cinema, teatro, televisão, e seus desenhos, pinturas e painéis fazem parte de coleções particulares e públicas. 

Em 02 de fevereiro de 1980 chega à Ilha de Itamaracá, em Pernambuco, na Vila Velha de Nossa Senhora da Conceição, a fim de recolher-se e pintar exposição para Londrina, recebendo então convites para diversas exposições, incluindo São Paulo e Recife pela Ranulpho Galeria de Arte. 
 
De 1984 a 1987, embora morando em Itamaracá, dirige o MAB - MUSEU DE ARTE DA BAHIA, transformando-o no mais concorrido espaço cultural de Salvador. Valorizando o acervo permanente, e promovendo várias exposições temáticas como: “50 Anos do livro “Casa Grande e Senzala” de Gilberto Freire; “Dez Casos de Amor e uma Pintura de Câmara” de João Câmara; “Pinturas de Caymi, nos seus 70 anos”; “Apoio às obras assistenciais de Irmã Dulce”. 

 
Em 1987, seu amor pela culinária, leva-o a montar na Ilha de Itamaracá, o famoso restaurante “PORTO BRASILIS” cuja qualidade inovadora merece prêmios e reconhecimento nacional e internacional, tornando-se uma referência gastronômica. Recomendado por revistas importantes como a Exame Vip do Brasil, a TRAVELER de New York (maio  de1988) e a LE FIGARO (5 de junho de 1993) de Paris, além dos Guias anuais de turismo de vários países. 
 
Em 1994, volta a expor no Recife, redescobrindo o “MARACATU RURAL”. 
 
EM 1995, no “V CEARÁ - CINE” apresenta a coleção “CENAS DO CINEMA BRASILEIRO”.
 
As coleções: “MARACATU RURAL” e “CENAS DO CINEMA BRASILEIRO”. Pertencem ao acervo da Transportadora ITAMARACÁ Ltda. 
  
Em 1999 elaborou a Série de Painéis - “NORONHA EM GRANDES FORMATOS” 
 
Em 2001 pintou o painel com as crianças da ONG “ARTEVIDA” para a decoração da Praça do Entroncamento no Recife.
 
Em 2002 repete essa ação voluntária explorando o tema do Pastoril que é uma importante manifestação folclórica do Nordeste. 

2003 / 2004 - PAINEL MÚLTIPLO – “Persistência do Tempo” - (1,65 x 2,33 m) A paisagem que se descortina do seu ateliê, enquadrando a Ilha da Coroa do Avião, no encontro do canal de Santa Cruz com o Oceano é uma constante no seu trabalho na Ilha de Itamaracá. 
 
2003 - Ilustrou os painéis indicativos da “Trilha dos Holandeses” em Itamaracá, ligando o Forte Orange à Vila Velha, para o MOWIC - Foundation for Exploration and Conservation of Monuments of the Dutch West India Company (Fundação para o Estudo e Conservação de Monumentos da Índia Ocidental). 
 
2005 – Pintou a Coleção “AMERÍNDIOS” em homenagem a “NOÊMIA MOURÃO”. 

2006 – Expôs parte da Coleção no Gabinete Português de Leitura de Pernambuco – Recife. Ainda em 2006 pintou os painéis em cerâmica para a Ilha de Itamaracá. (6m². cada) 
 
2007 – Expôs parte da Coleção na Embaixada da França no Brasil – Brasília-DF. 
 
2008 – Fundou a OSCIP – “ENSINARTE” congregando outros artistas e promotores culturais da Ilha de Itamaracá, para promover a valorização dos artistas e promotores culturais, otimizando o seu mercado de trabalho, com ênfase na viabilização de seus projetos de educação pela arte, valorizando o Patrimônio Cultural e o Meio Ambiente. 
 
Participou da FLIPORTO-2008 – Festa Internacional de Literatura de Porto de Galinhas-PE, expondo sobre o tema “Trilhas da Diáspora” 
 
Em 2009, Luiz Jasmin foi homenageado pelo Programa Escola Aberta, no I ENFOLC da Ilha de Itamaracá, promovido pela Prefeitura através da SECULT e Programa Escola Aberta.
Atualmente, Luiz Jasmin participa como voluntário, do Programa Escola Aberta em Vila Velha, em Itamaracá - PE. 

Hoje, com 69 anos de idade, dos quais quase a metade foram dedicados a Ilha de Itamaracá, Luiz Jasmim, este artista de múltiplo dom, ainda está em atividade nequele lugar onde pisou pela primeira vez e nunca mais saiu, a inigualável: Vila Velha.

SERVIÇO:

Atelier de Luiz Jasmin: Rua João Paulo II, Vila Velha – PE, Caixa Postal nº. 15 CEP – 53.900-000 - Ilha de Itamaracá - PE
FONES: ( 55 ) 81-8898.0089 / ( 55 ) 81-8633.1441
Email: luizjasmin@hotmail.com / newtonbezerra@hotmail.com 


Fonte: Arquivo pessoal do Artista Luiz Jasmin, gentilmente cedido para publicação desta matéria.