O projeto executivo de restauração de um dos principais monumentos históricos de Pernambuco, o Forte Orange, na Ilha de Itamaracá, foi apresentado na última sexta-feira, 25 de março, no auditório do Projeto Peixe Boi.
A apresentação foi realizada pelo superintendente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Pernambuco, Frederico Almeida, e contou com a presença do prefeito Rubem Catunda, o deputado federal Pedro Eugênio (PT-PE), secretários e vereadores da Ilha, além de representantes da sociedade civil e itamaracaenses.
O projeto prevê a contenção do avanço do mar, restauração arquitetônica, e criação de um museu no local, onde será contada a história do forte holandês e português e exposto o acervo encontrado nas escavações realizadas pela equipe do laboratório de arqueologia da UFPE.
"A revitalização do forte e seu entorno irá possibilitar a visitação em sua plenitude de um dos ícones do município, agregando uma maior representatividade no cenário nacional. Além de alavancar a moral, a cultura e a economia local.", afirma o prefeito Rubem Catunda.
Para Pedro Eugênio, que vem acompanhado as ações desde o início, muitas pessoas se equivocam ao considerar um projeto apenas um pedaço de papel. "O projeto é uma etapa fundamental, que sem ele, a obra não pode existir. Agora podemos ir atrás de recursos", afirma o deputado federal que já se comprometeu em buscar recursos, através de emenda parlamentar, para defesa do avanço do mar.
O valor estimado para a realização de todo o projeto é de 20 milhões de reais. Mas ele pode ser feito por partes, à medida que os recursos apareçam.
Não só o Forte Orange, mas todo o entorno foi repensado. A idéia é criar um complexo turístico e ambiental que resgate a cultura local. Um receptivo com infraestrutura adequada, barracas de artesanato e alimentação estão planejadas. Trilhas para pedestres e ciclistas com pontos de paradas em áreas históricas, incluindo a ligação com a Vila Velha através de uma ponte de madeira sobre o mangue, serão um atrativo a mais.
História - O Forte Orange foi construído durante a invasão holandesa em 1631. Após a saída dos holandeses de Pernambuco, em 1654, os portugueses o apropriaram, mas conservaram o traçado original holandês com seus quatro baluartes. O novo forte recebeu a denominação de Fortaleza de Santa Cruz, mas no inconsciente coletivo permaneceu a denominação de Forte Orange como é conhecido até hoje.