segunda-feira, 28 de março de 2011

IPHAN APRESENTA PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO FORTE ORANGE


O projeto executivo de restauração de um dos principais monumentos históricos de Pernambuco, o Forte Orange, na Ilha de Itamaracá, foi apresentado na última sexta-feira, 25 de março, no auditório do Projeto Peixe Boi.

A apresentação foi realizada pelo superintendente do Instituto de Patrimônio Histórico e  Artístico Nacional (IPHAN), em Pernambuco, Frederico Almeida, e contou com a presença do prefeito Rubem Catunda, o deputado federal Pedro Eugênio (PT-PE), secretários e vereadores da Ilha, além de representantes da sociedade civil e itamaracaenses.

O projeto prevê a contenção do avanço do mar, restauração arquitetônica, e criação de um museu no local, onde será contada a história do forte holandês e português e exposto o acervo encontrado nas escavações realizadas pela equipe do laboratório de arqueologia da UFPE.

"A revitalização do forte e seu entorno irá possibilitar a visitação em sua plenitude de um dos ícones do município, agregando uma maior representatividade no cenário nacional. Além de alavancar a moral, a cultura e a economia local.", afirma o prefeito Rubem Catunda.

Para Pedro Eugênio, que vem acompanhado as ações desde o início, muitas pessoas se equivocam ao considerar um projeto apenas um pedaço de papel. "O projeto é uma etapa fundamental, que sem ele, a obra não pode existir. Agora podemos ir atrás de recursos", afirma o deputado federal que já se comprometeu em buscar recursos, através de emenda parlamentar, para defesa do avanço do mar.

O valor estimado para a realização de todo o projeto é de 20 milhões de reais. Mas ele pode ser feito por partes, à medida que os recursos apareçam.

Não só o Forte Orange, mas todo o entorno foi repensado. A idéia é criar um complexo turístico e ambiental que resgate a cultura local. Um receptivo com infraestrutura adequada, barracas de artesanato e alimentação estão planejadas. Trilhas para pedestres e ciclistas com pontos de paradas em áreas históricas, incluindo a ligação com a Vila Velha através de uma ponte de madeira sobre o mangue, serão um atrativo a mais.

História - O Forte Orange foi construído durante a invasão holandesa em 1631. Após a saída dos holandeses de Pernambuco, em 1654, os portugueses o apropriaram, mas conservaram o traçado original holandês com seus quatro baluartes. O novo forte recebeu a denominação de Fortaleza de Santa Cruz, mas no inconsciente coletivo permaneceu a denominação de Forte Orange como é conhecido até hoje.

sábado, 26 de março de 2011

Nota de Pesar

É com tamanha tristeza que nos despedimos de um dos artístas mais importantes do nosso estado. Lula Côrtes, sua dedicação à música foi de tamanha amplitude, que mesmo sabendo de sua doênça, não se abalou e continuou propagando a sua arte e a cultura de pernambuco. Como Assessor de Cultura da Cidade do jaboatão contribuiu conosco na fundação do primeiro Fórum de Gestores Públicos de Cultura de Pernambuco. Ao mesmo tempo que sentimos sua falta, esperamos que ele seja bem acolhido junto do grande Deus criador do universo e de todas as coisas.

Minhas condolências aos amigos, familiares e demais artistas que tinham em Lula Cortes a inspiração criativa da cultura.
Edvaldo Júnior
Secretário Executivo de Cultura

terça-feira, 1 de março de 2011

O Livro e a Leitura nos Estados e Municípios

Estão abertas as inscrições para a nova turma do curso de capacitação à distância do programa “O Livro e a Leitura nos Estados e Municípios”. A próxima turma irá iniciar no dia 15 de março.

O curso é inteiramente à distância, tem duração de 10 semanas e uma estimativa de 5 horas de estudo por semana, que poderá ser feito conforme a disponibilidade do aluno. A participação é gratuita e possibilitará a troca de experiências com outros municípios e, ao final do curso, a possibilidade de ter a estrutura do Plano Municipal de Livro e Leitura do seu município.

Para se matricular, siga os seguintes passos:

1) Acesse o Portal www.pnll.gov.br e clique no link do Mais Livro Mais Leitura na aba azul superior á direita;
2) Insira seu login e senha já no Portal Mais Livro Mais Leitura
3) Na sua HOME você deverá clicar na opção “oficinas a distância – agentes.”
4) Abrirá abaixo em detalhes os 5 módulos do curso. Você deverá se inscrever na primeira opção “1.Fundamentos sobre o PMLL”.

Lembrando que você pode indicar até duas outras pessoas do seu município
para fazer o curso.


Equipe Mais Livro Mais Leitura
Contato:11 5539-6304
maislivromaisleitura@pnll.gov.br
www.pnll.gov.br